Powered By Blogger

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Wikileaks, você conhece?

Segundo o Wikipedia, o WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em sua página, postagens  de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.
O site foi lançado em dezembro de 2006 e, em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhões de documentos.
Ao longo de 2010, o WikiLeaks publicou grandes quantidades de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, com forte repercussão mundial. Em abril, divulgou um vídeo de 2007, que mostra o ataque de um helicóptero Apache americano, matando pelo menos 12 pessoas - dentre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters - em Bagdá, no contexto da ocupação do Iraque. O vídeo do ataque aéreo em Bagdá é uma das mais notáveis publicações da página.
O Pentágono suspeita que o responsável pela fuga das informações para a WikiLeaks tenha sido um soldado de 22 anos, que teria descarregado dezenas de milhares de documentos, utilizando-se de um sistema militar de correio eletrônico, ao qual apenas militares autorizados têm acesso.

Vejam os vídeos do massacre:




Para o governo dos Estados Unidos, o vazamento dessas informações coloca em risco as vidas dos soldados americanos e do pessoal afegão, abala a confiança dos aliados e ameaça a segurança nacional.
O diretor da WikiLeaks Julian Assange, criticou a reação do governo norte-americano ao vazamento. Atacou especialmente o Secretário de Defesa, Robert Gates, acusando-o de estar por trás das mortes de milhares de crianças e adultos no Afeganistão e no Iraque. Segundo Assange, Gates poderia ter anunciado a abertura de investigações sobre as mortes denunciadas ou ter-se desculpado diante do povo afegão, mas não fez nada disso. "Decidiu tratar estes assuntos e os países afetados com desprezo".
O Wikileaks incomoda tanto, que recentemente inúmeras tentativas de calar Julian Assange foram realizadas. Dois notebooks criptografados do cara, foram roubados misteriosamente num vôo vazio de Estocolmo para Berlim, e pessoas ligadas a diversos serviços secretos já consideram que Assange seja hoje  “o homem mais perigoso do mundo”.

Julian Assange

O governo americano, que investiga – e confirma os vazamentos, quer descobrir de qualquer forma um meio legal de processar – e calar – Julian Assange como terrorista.

Em fevereiro de 2011, o WikiLeaks foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. O autor da proposta disse que o WikiLeaks é "uma das contribuições mais importantes para a liberdade de expressão e transparência" no século XXI. "Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra.

Site oficial: http://wikileaks.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário